quarta-feira, 22 de abril de 2015

O Desenvolvimento Social da Criança

O veiculo primário para o desenvolvimento das relações com os colegas ou companheiros é a brincadeira com as outras crianças. Tais brincadeiras não ocorrem com freqüência antes do dois anos. Entre a idade de 02 a 05 anos, as interações das crianças se tornam mais freqüentes, mais fortalecidas, mais sociais e complexas. Nos primeiros anos da pré-escola, as crianças se engajam principalmente em brincadeiras solitárias, em que não prestam atenção aos colegas, ou em brincadeiras paralelas, em que brincam próximas umas as outras, sem interagir.
Uma proporção cada vez maior de brincadeiras depois de 03 anos é associativa, na qual as crianças brincam juntas, mas não de uma maneira coordenada, ou cooperativa, na qual as crianças interagem, ajudando-se a atingir um objetivo comum ou assumindo diferentes papéis.


Desenvolvimento social
Idade
06 meses
Pode-se notar um interesse positivo das crianças por outras.




10 meses
Interesse por outras crianças se torna mais evidente, as crianças dessa idade aparentemente ainda preferem brincar com objetos, mas brincarão uma com a outra se não houver brinquedos disponíveis.



14 a 18 meses
Começamos a ver duas ou mais crianças brincando juntas com brinquedos, chamado “brincar paralelo”.



18 meses
O brincar mais coordenado, como quando uma criança corre atrás de outra, ou imita a ação de outra com um brinquedo. Por volta dessa mesma idade, os bebês também começam a mostrar preferência por companheiros de brincadeiras.
Essas primeiras interações com os iguais ainda são muito primitivas. Na maior parte do tempo, as crianças dessa idade ignoram os convites dos outros para uma interação, e quando brincam juntas é geralmente em torno de brinquedos comuns.


18 meses aos 2 anos
 As brincadeiras das crianças mudam de respostas primeiramente sensório-motoras tais como correr ou bater com um martelo de madeira, para brincadeiras, para brincadeiras mais simbólicas e solitárias, tais como fazer de conta que esta dirigindo um carro ou trocar fraldas de uma boneca. Durante esse período, as crianças mostram tipicamente, mais interesse por brinquedos e objetos do que pelas outras crianças que estão na sala, embora muitas vezes elas se aproximem e, em breves encontros, se toquem, sorriam, passem as mãos nos cabelos, imitem uma a outra e troquem brinquedos.



02 a 03 anos
 A criança constrói seu pensamento e sua identidade através de um processo de imitar a outra pessoa e opor-se a ela. Elas começam a mostrar um interesse real em brincar com outras crianças. Elas se oferecem para ajudar outra criança que esta machucada, oferecem um brinquedo, ou tentam consolar alguém. As crianças dessa idade apresentam apenas um entendimento inicial do fato de que os outros sentem diferentemente dela, mas obviamente compreendem o suficiente sobre as emoções dos outros para responderem de maneira apoiadora e simpática quando vêem outras crianças ou adultos machucados ou tristes, este e o chamado comportamento pró-social.
  Depois desses anos iniciais, existem varias tendências. As crianças mais velhas tendem mais a compartilhar objetos ou dinheiro com os outros. 
Em qualquer idade, as crianças variam muito na quantidade de comportamentos altruístas que apresentam




03 anos
A criança manifesta a crise de oposição caracterizada pela necessidade de afirmação e independência, incluindo muitas rivalidades. Será a criança “do contra” que recusa as propostas dos adultos e que freqüentemente tem um “não” como resposta.
Nas palavras de Wallon, esta é a “idade negativista do não, do eu, do meu”. Por necessidade de auto-afirmação, tenta impor seu ponto de vista pessoal, tenta fazer valer seus caprichos ou sua oposição.
Esse pode ser considerado nos conceitos de Piaget, o egocentrismo. Piaget considerava as crianças pré-operacionais como egocêntricas, incapazes de entender que suas próprias perspectivas, ponto de vista, pensamentos, motivos, intenções e atitudes são diferentes das dos outros. Ele mantinha que o egocentrismo começa a declinar fortemente aos 6 ou 7 anos.



06 a 07 anos
As crianças atingem o estagio de operações concretas e reconhecem que as outras pessoas têm seus próprios pensamentos, pontos de vista e intenções. Entretanto, evidências recentes demonstram que mesmo crianças muito pequenas não são tão egocêntricas quanto Piaget supôs. Freqüentemente, elas têm ciência de que as outras pessoas não vêem as coisas da maneira que elas vêem, e muitas vezes modificam seu comportamento para atender as necessidades e interesses dos outros.
As crianças em idade escolar passam mais tempo com seus amigos do que os pré-escolares, e elas gradualmente desenvolvem uma coleção maior de amizades individuais. Também existem diferenças fascinantes na qualidade do relacionamentos nas amizades dos meninos e das meninas nesses anos, os grupos masculinos são maiores e aceitam mais membros novos do que o das meninas, os grupos e as amizades dos meninos parecem centrar-se mais na competição e dominância do que os das meninas. As amizades entre as meninas incluem mais concordância, aquiescência e auto-revelação do que acontece entre meninos.




A brincadeira social durante todo o desenvolvimento da criança é um exercício agradável e de autoconsciência realizado em conjunto, e oferece as crianças uma chance de explorar padrões de interação social que raramente vivenciaram na vida real.



quinta-feira, 16 de abril de 2015

Senta que lá vem Cultura.

Acorda de manhã, vai até a sala, liga a televisão e vamos a TV CULTURA  !!

Eu com meus belos  22 anos de idade, hoje estudante de pedagogia;
Dou total apoio a TV CULTURA, um isentivo com inúmeros programas para o desenvolvimento da criança!
Desde alfabetização à cidadania . E qual criança não gosta de desenho ?

Alguns programas e desenhos que podemos facilmente encontrar no YouTube


É considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão Brasileira.
Nino é um garoto de 300 anos que vive com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Os três moram num castelo perto da cidade de São Paulo.
Aprendiz de feiticeiro, Nino nunca frequentou uma escola, por causa da idade nada comum de 300 anos. Seus pais o deixaram morando com Victor e Morgana, porque precisavam viajar numa expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos. Apesar de ter amigos animais e sobrenaturais no Castelo, Nino, sentindo falta de amigos como ele, resolve fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e acabou trazendo para o Castelo, três crianças que tinham acabado de sair da escola.
Livre da solidão, Nino recebe a visita dos três diariamente, além das visitas especiais de um velho amigo seu, o entregador de pizza Bongô; da charmosa repórter de TV, Penélope; da lenda folclórica Caipora; e de um ET, o Etevaldo. Para preencher o lado maligno da história, está o Dr. Abobrinha, um especulador imobiliário que deseja derrubar o Castelo e construir em seu lugar um prédio de cem andares.





O desenho nos traz o enredo de Emily e Alexander, que são dois camundongos primos que moram nos Estados Unidos. Eles estão viajando para diferentes países do mundo, visitando primos, fazendo novos amigos e solucionando casos misteriosos, onde, na maioria das vezes, o autor dos crimes é Sem Rabo Não Vale Nada.
Ótimo para o desenvolvimento da criança, para ser mais curiosa e procurar sempre fazer contato com a sociedade; fazendo novos amigos.

                                           
Um desenho inesquecível ! Onde a música de abertura já diz tudo !

"Cada dia que se anda por aí
Cada um que a gente vê
tem algo original pra dizer...
Eu digo: Hey! Ta na hora de perceber
o lindo dia que vai nascer
se acertar e conviver
Deixa que venha a emoção
Tudo que sentir, no ritmo das ruas
A água e aqui, abra bem os olhos
e o coração. Vamos juntos viver melhor
(sem brigas, sem guerras)
O recado é simples
que vem do coração:
CONFIE EM VOCÊ!
Pra tudo começar... eu digo: Hey!
Ta na hora de perceber
o lindo dia que vai nascer
se acertar e conviver
Lindo dia que vai nascer
Lindo dia que vai nascer "

É ou não é para inspirar o coração ?!  


Um ursinho muito curioso que brinca muito com seus amigos: Pata, Galinha, Gato, Coruja, e a garotinha Emily, fora seus pais, o Papai-Urso e a Mamãe-Urso.
Transmite a criança toda motivação necessária para encorajar, animar a conhecer o mundo, estimula a busca de conhecimentos . E a construção de amizades.



O programa era dedicado a crianças em fase de pré-alfabetização, Rá-Tim-Bum ensinava de forma lúdica noções de higiene pessoal, ecologia, cidadania, Português e Matemática.
quem não lembra das famosa frases ? 
Porque sim não é resposta ! , Senta que lá vem história ! ,Esse foi mais um caso resolvido, pelo astuto Máscara ! Porque a Careca é Careca ?
São diversos Quadros exibidos pelo programa, todos também fáceis de encontrar no Youtube.


 Os personagens secundários de suas histórias incluem seu irmão Raju, e seu animal de estimação papagaio Mithu. Os desenhos são sobre suas aventuras de como ela tenta obter uma educação, obter uma divisão igual de alimentos, com Raju, e aprende sobre o vírus HIV. Todas as histórias de seu defensor mudam as práticas sociais e culturais.
Quando ela não é permitida a frequentar a escola, seu papagaio Mithu memoriza as aulas para ela e a ensina depois da aula. Quando isso ajuda a descobrir que alguém está traindo a sua família por causa de suas galinhas, o pai de Meena, vê como a educação pode beneficiar a família e lhe permite ir à escola. Outra história segue em que Meena tenta ter uma quantidade igual de alimentos como seu irmão Raju, que recebe mais facilmente porque é um menino. Outros contos falam de lidar com a doença, manter a higiene adequada, e os benefícios de aprender a ler.

Para mim particularmente, um dos melhores desenhos. 

E é isso pessoal !

Glitter,Cola e mãos a Obra.

Bom dia pessoal !

Ah, como era bom ser criança,  as atividades todas bem coloridas, cheias de amor, cheias de desenhos fofos !
Lembro-me como se fosse ontem, minhas atividades sobre as datas comemorativas !
Como todos sabemos, dias das mães está quase chegando !
Ah, eu adorava o dia das mães !!
Era tudo cheio de coração, muito Glitter, lantejoula, cola purpurina .. Ficava tudo colorido.. tudo era feito com muito amor.

Trago então alguns modelos de atividades, para a criança aprender a usar a criatividade, e treinar sua coordenação motora pintando os desenhos, escrevendo uma mensagem para nossas lindas mamães !!!
Podemos encontrar muitas delas pesquisando no GOOGLE !






sábado, 11 de abril de 2015

Aprendendo o A-E-I-O-U

Bom dia galerinha !! 
Hoje trago para vocês uma maneira bem legal de ensinar nossos pequenos a aprender as nossas vogais ! 
E olha que legal, ainda temos como diferencial os desenhos que podem ser coloridos como eles quiserem !